Uma oportunidade diferenciada
- Karine Murta
- 16 de out.
- 2 min de leitura
Em setembro, fui surpreendida com a notícia de que havia sido aceita em um programa de mobilidade acadêmica, no qual alunos de diferentes cursos, faculdades e países se unem para compartilhar uma nova experiência, tanto cultural quanto acadêmica.

Esse programa em específico é chamado de BIP (Blended Intensive Program), um intercâmbio de curta duração. O meu terá duração de cinco dias, e pretendo compartilhar todos os detalhes dessa experiência aqui no blog.
A universidade que está oferecendo o programa é a LABA (Libera Accademia di Belle Arti), em Brescia, na Itália, e o tema é:“Beyond the Grid – Re-imagining Urban Life (A journey through data, emotions and urban policies to rethink the way we live, build and dream our cities)”. Basicamente, é uma oportunidade para explorarmos e conhecermos mais a fundo a cidade de Brescia, trazendo um olhar diferenciado sobre o espaço urbano e suas interações.
Fiquei extremamente animada com a chance de vivenciar novamente a arquitetura e a cidade. Apesar de hoje trabalhar mais focada em reformas e interiores (podem conferir os trabalhos clicando aqui), o contexto urbano sempre me despertou um olhar especial, uma conexão tão profunda que às vezes é até difícil de explicar. Só vivendo o momento é que somos capazes de sentir esse laço tão forte que a arquitetura das cidades transmitem. Ela conta a história de cada lugar com uma riqueza de detalhes impressionante, mas, muitas vezes, estamos tão ocupados na correria do dia a dia que não conseguimos perceber essa comunicação visual que a arquitetura nos oferece.

Sabendo que essa é uma realidade comum na vida da maioria das pessoas (e eu me incluo nesse grupo), tenho sentido cada vez mais vontade de desacelerar, de observar, aproveitar e viver de forma verdadeira e profunda os espaços que nos cercam. Por isso, assim que soube desse programa, vi nele a oportunidade perfeita para tirar cinco dias e mergulhar de cabeça nessa experiência: explorar cada cantinho e descobrir os detalhes de uma cidade que ainda não conheço.
Estou muito animada e cheia de expectativas para o início do programa, e também para poder compartilhar, aqui no blog, os registros e aprendizados de cada dia dessa vivência. Espero sinceramente que, mesmo que você que está lendo este post não seja arquiteto, possa tirar um tempinho para observar o que acontece ao seu redor, seja na sua vizinhança, nos espaços que frequenta no centro da cidade ou no entorno do trabalho. Será que, ao olhar com mais atenção, você não descobriria algum detalhe que sempre passou despercebido pela pressa do dia a dia?
Se quiser saber um pouquinho mais sobre como eu amo conhecer e explorar novas cidades e lugares, é só clicar aqui para ler outras aventuras.

Comentários